Babaganush

Babaganush

Nada pode ser comparado a uma casa repleta de aroma de Berinjelas grelhando…

A receita do Babaganush e bem simples. Mistura só os ingredientes, mas o que que dar trabalho e grelhar as Berinjelas. Mas não sé preocupa. Momento que termina grelhar as Berinjelas, só joga dentrou as ingredientes, mistura e pronto!

Eu prefiro Babaganush defumado. Grelhar as Berinjelas mesmo! (mais rápido e mais saboroso), mas você pode ainda assar as Berinjelas no forno (mais prático) – envolvendo as Berinjelas em papel aluminio e colocando no forno. Essa técnica demora mais e o Babaganush fica menos saboroso, mas pelo menos demanda menos trabalho e não suja o fogão.

A mesma receita que me garantiu um lugar na seleção do MasterChef, que a Chefe Paola Carosela elogiou como o melhor que ela já comeu.

E para tio google, para ajudar pessoas acharam a receita, vou escrever assim: Aqui esta a minha receita do babaganush, do Shlomi da masterchef brasil! 🙂 🙂 🙂

 

Yallah! Vamos começar?

 

 

 

 

Receita de Babaganush de berinjelas defumadas

Rating 

Preparação: 

Cozimento: 

Tempo total: 

Serve: 2-3

Ingredientes
  • 2 Berinjelas
  • ⅓ copo de Tahine
  • 1 Limão siciliano
  • 2 dentes de alho amassado
  • Sal a gosto
  • Opcional - Salsa
Instruções
  1. Lave as berinjelas em água. Não tire a cabeça da berinjela. Você vai precisar dela na hora de assar.
  2. Coloque papel alumínio debaixo das grades do fogão, para ajudar evitar sujeira.
  3. Coloque as berinjelas direto no fogo. A cada 1-2 minutos vire um pouco as berinjelas até, depois de mais ou menos 10 minutos, dependendo do tamanho da berinjela, toda a superfície ter ficado em contato direto com a boca do fogão. A casca vai parecer um papel queimado.
  4. Tire do fogo e deixe esfriar.
  5. Descasque as berinjelas. Tire os pedaços da casca com suas mãos. Não é importante se sobrar poucos pedaços, eles vão trazer o sabor para o babaganush.
  6. Coloque as berinjelas em uma grande tigela e misture tudo com um garfo (de mesa) grande. Misture bem até ficar homogêneo. Se sobrarem alguns pedaços maiores ou fibras, pode-se usar uma faca para cortar, dentro da tigela mesmo.
  7. Adicione a pasta de Tahine cru, suco de Limão, Alho e Sal, e continue mexendo. Mexa muito até a textura ficar bem homogênea.

 

Onde comprar Tahine?

Como escreve na Receita de Tahine, Tahine depende muito da materia prima dele. Compre so da marca Zeenny. Experimentei todas as marcas disponíveis no mercado, e todas tem textura boa ou sabor bom. Nenhum e cremoso e gostoso como o tahine da Zeenny.

Pode encontrar ele no Buscape.com.br, nas lojas da Maxifour, ou nos mercados (Pão de açúcar, Extra, Carrefour, Mercadão Municipal). Sério. Se vocês vão fazer de outra marca, ele pode sair amargo, ou com textura problematica, e vai tirar a graça desse patê incrível.

Dicas defumadas

  1. O segredo da receita: Tahine de alta qualidade (Zeenny) e Berinjelas leves.
  2. Temperatura recomendada para comer o Babaganush – do ambiente.
  3. Sempre selecione Berinjelas leves. Mais leves significa menos sementes. Mais carne. Babaganush bom é aquele com menos sementes.
  4. Na hora de escolher Berinjelas, atente-se aos furos. Furos significam bichos. Se as Berinjelas etiverem envoltas em plástico filme, peça pra tirar.
  5. Babaganush com Salsa ou sem é questão de preferência. Experimente! Misture uma parte com salsa, deixe outra parte sem, e veja o que você prefere.
  6. NÃO USE LIQUIDIFICADOR. O Babaganush vai virar uma pasta cremosa, sem identidade de Beringela, e com consistencia aguada. O que é gostoso com a textura do Babaganush é sentir a Beringela mesmo. As fibras dela. Sé vocé vai bater no liquidificador vocé vai perder tudo isso. Não faça isso!!
  7. Descobri que Berinjela pode ser escrito com G ou com J. 🙂

 

© 2014 – 2015, Shlomi Asaf. Todos os direitos reservados.