É difícil encontrar livros sobre culinária israelense em português no Brasil.

Aqui compilei vários livros que encontrei, além de livros sobre culinária geral que eu recomendo para quem quer conhecer mais o mundo da gastronomia.

Eu só recomendo livros que eu li, tenho e gostei.

Culinária Israelense

Jerusalém: Sabores e Receitas – Yotam Ottolenghi

Jerusalém: Sabores e Receitas - Yotam Ottolenghi

O livro mais famoso sobre culinária Israelense lançado no Brasil. Este livro realmente é maravilhoso.

Foi escrito por dois sócios – um Israelense e um Árabe Israelense – que cresceram em Jerusalém e viraram bons amigos. Eles criaram negócios juntos e abriram vários restaurantes em Londres.

O livro é impresionante mesmo. Tem fotos lindas que fazem você querer correr para a feira, comprar legumes e carne e começar a cozinhar.

No livro vocês vão encontrar algumas famosas receitas israelenses, como Homus, Masabaha, Shakshuka, Burekas, Latkes e até Sabich. No entanto, como o livro descreve  a culinária da cidade de Jerusalém, ele está com alma mais Árabe que Israelense e isso é transferido para as receitas.

No livro vocês vão encontrar mundo enorme de sabores: Entradas (com bastante opções de saladas tão gostosas e lindas), carnes e seus acompanhamentos (Frango assado com Tangerina, Mejadera ou Arroz basmati e arroz salvegem com grão de bico), doces e sobremesas e até várias receitas pequenas e rápidas de temperos e variados tipos de picles.

Eu recomendo muito esse livro para quem quer saber sobre a culinária Israelense, mas também para quem quer conhecer culinária rica em condimentos, temperos e sabores e que não tem o queijo ou a carne como principal ingrediente.

Compare preços deste livro no Buscape.com.br

 

 

Compare preços deste livro no Buscape.com.br

 

Rota do Oriente – viagem gastronômica pela Galileia – Ina Gracindo

Rota do Oriente - viagem gastronômica pela Galileia

É um livro diferente do padrão que encontramos em livros de gastronomia.

Este livro descreve uma viagem para o Norte de Israel – Galileia. Uma viagem que explora a cultura, hábitos, lugares, pessoas e a culinária vegetariana local.

A primeira parte do livro (que é mais ou menos 30% do livro) fala sobre os lugares, pessoas e cidades que Ina visitou. A descrição é tão boa que você se sente como parte da visita.

A segunda parte do livro é construída por receitas e histórias. Lendo esse livro você aprende muito mais do que só conhecer novas receitas.

Uma coisa que eu gostei muito do livro é que grande parte dele é dedicado para a querida Berinjela. A autora cita um ditado árabe que diz: “Se um homem está noivo de uma moça que não consegue preparar pelo menos 49 receitas diferentes com Berinjela, melhor é não casar!”

O livro é perfeito para quem quer conhecer mais a cultura e culinária de Israel, mas também para vegetarianos, trazendo mais ideias para os seus pratos.

 

Compare preços deste livro no Buscape.com.br

 

Culinária geral – Panificação

Pães – Emmanuel Hadjiandreou

Paes_Emmanuel_Hadjiandreou

Eu amo esse livro! Acho que é uns dos mais perfeitos livros de gastronomia que encontrei até agora.

Esse livro ensina quem tem zero experiência com panificação a fazer as receitas mais famosas – Pão Branco, Integral, Croissant, Pain au Chocolat, Focaccia, Pita-Bread, Ciabatta, Pizza, Halla e até ensina o preparo de fermento natural para Pão Levain.

Um dos motivos de eu amar esse livro é o seu formato. É super fácil preparar (e dar certo) as receitas. Tudo é escrito no formato de Passo a Passo, com texto bem claro e fácil de entender.

Acho que fiz metade das receitas e todos deram certo pra mim.

Eu recomendo muito esse livro para quem faz as primeiras etapas no mundo de panificação. Eu não recomendo para quem já tem experiência.

 

 

Compare preços deste livro no Buscape.com.br

 

* Essa pagina contem links patrocinados do buscape.

© 2016, Shlomi Asaf. Todos os direitos reservados.