Nada pode ser comparado a uma casa repleta de aroma de Berinjelas grelhando…
A receita do Babaganush e bem simples. Mistura só os ingredientes, mas o que que dar trabalho e grelhar as Berinjelas. Mas não sé preocupa. Momento que termina grelhar as Berinjelas, só joga dentro as ingredientes, mistura e pronto!
Eu prefiro Babaganush defumado. Grelhar as Berinjelas mesmo! (mais rápido e mais saboroso), mas você pode ainda assar as Berinjelas no forno (mais prático) – envolvendo as Berinjelas em papel alumínio e colocando no forno. Essa técnica demora mais e o Babaganush fica menos saboroso, mas pelo menos demanda menos trabalho e não suja o fogão.
A mesma receita que me garantiu um lugar na seleção do MasterChef, que a Chefe Paola Carosella elogiou como o melhor que ela já comeu.
E para tio google, para ajudar pessoas acharam a receita, vou escrever assim: Aqui esta a minha receita do babaganush, do Shlomi da masterchef brasil! 🙂 🙂 🙂
Yallah! Vamos começar?
- Berinjela grelhando no fogão
- Berinjelas grelhadas no fogão
- Berinjela grelhada no fogão
- Berinjela assada no forno
- A carne da Berinjela
- O Babaganush está pronto

INGREDIENTES
- 2 Berinjelas
- 1/3 copo de Tahine
- 1 Limão siciliano
- 2 dentes de alho amassado
- Sal a gosto
- Opcional - Salsa
INSTRUÇÕES
- Lave as berinjelas em água. Não tire a cabeça da berinjela. Você vai precisar dela na hora de assar.
- Coloque papel alumínio debaixo das grades do fogão, para ajudar evitar sujeira.
- Coloque as berinjelas direto no fogo. A cada 1-2 minutos vire um pouco as berinjelas até, depois de mais ou menos 10 minutos, dependendo do tamanho da berinjela, toda a superfície ter ficado em contato direto com a boca do fogão. A casca vai parecer um papel queimado.
- Tire do fogo e deixe esfriar.
- Descasque as berinjelas. Tire os pedaços da casca com suas mãos. Não é importante se sobrar poucos pedaços, eles vão trazer o sabor para o babaganush.
- Coloque as berinjelas em uma grande tigela e misture tudo com um garfo (de mesa) grande. Misture bem até ficar homogêneo. Se sobrarem alguns pedaços maiores ou fibras, pode-se usar uma faca para cortar, dentro da tigela mesmo.
- Adicione a pasta de Tahine cru, suco de Limão, Alho e Sal, e continue mexendo. Mexa muito até a textura ficar bem homogênea.
Onde comprar Tahine?
Como escreve na Receita de Tahine, Tahine depende muito da materia prima dele. Compre so da marca Zeenny. Experimentei todas as marcas disponíveis no mercado, e todas tem textura boa ou sabor bom. Nenhum e cremoso e gostoso como o tahine da Zeenny.
Pode encontrar ele no Buscape.com.br, nas lojas da Maxifour, ou nos mercados (Pão de açúcar, Extra, Carrefour, Mercadão Municipal). Sério. Se vocês vão fazer de outra marca, ele pode sair amargo, ou com textura problematica, e vai tirar a graça desse patê incrível.
Dicas defumadas
- O segredo da receita: Tahine de alta qualidade (Zeenny) e Berinjelas leves.
- Temperatura recomendada para comer o Babaganush – do ambiente.
- Sempre selecione Berinjelas leves. Mais leves significa menos sementes. Mais carne. Babaganush bom é aquele com menos sementes.
- Na hora de escolher Berinjelas, atente-se aos furos. Furos significam bichos. Se as Berinjelas etiverem envoltas em plástico filme, peça pra tirar.
- Babaganush com Salsa ou sem é questão de preferência. Experimente! Misture uma parte com salsa, deixe outra parte sem, e veja o que você prefere.
- NÃO USE LIQUIDIFICADOR. O Babaganush vai virar uma pasta cremosa, sem identidade de Beringela, e com consistencia aguada. O que é gostoso com a textura do Babaganush é sentir a Beringela mesmo. As fibras dela. Sé vocé vai bater no liquidificador vocé vai perder tudo isso. Não faça isso!!
- Descobri que Berinjela pode ser escrito com G ou com J. 🙂
Estava procurando uma receita de babaganush, e pra minha surpresa, no final do texto da receita, vejo que é o Shlomi quem estava passando os segredos. Desde o dia que vi a Paola elogiando, só pensava o que será que tinha de tão especial. E realmente, é muito boa. Segui o passo a passo e ficou ótimo! Obrigada Shlomi!
Obrigado Livia!!!! <3 <3 <3 Estou feliz que amou. É pra isso eu criei esse site, para compartilhar conhecimento, e amor para essa culinaria. Abraço grande!
Shalom Shlomi….amei sua receita de babaganush…..o favor que te peço em primeiro é tirar me uma dúvida o Shuarma….escrevo como ouvia a 20 anos atrás quando morava em Tel Aviv….e olha que foram maravilhosos 4 shanim, 1 chodesh ve 1 chavua …
A pergunta ..carne original e de carneiro…que parte …como fazer….e ingredientes ……vivi 2 anos e uns meses no México e lógico visitei locais yeudi…mas nada de Shuarma com cordeiro….para não pecar contra o sabor lembrado….kkkkkkk comi falafel que Amo. ..Todaraba …Shabat Shalom
Oi, como vai Ruy??? :))))
Na israel a shawarma é feita de Peru fêmea. Ninguém usa de cordeiro. Tvz alguns lugares de boutiques, mas shawarma israelense, é peru femea.
Tb usam muito gordura. Aqui shawarma é super seca. Maioria das lugares fazem trabalho não bom. Secam a carne e não sirvam com Tahine de qualidade.
E ainda falta pra vc o molho Amba, para finalizar a shawarma 🙂 Isso já é segredo, que eu desenvolvendo aqui com temperos locais. É dificil, viu?
Fiz, e ficou bom, acho q esta certo, o que eu compro é um pouco mais saboroso e escuro, mas vamos ver no proximo, obrigado pela receita.
Oi Chrystopher, Quando vc diz “mais saboroso e escuro”, você fala sobre o Tahine?
Digo do Babaganoush mesmo, mas o que eu fiz esta maravilhoso, nao esta ruim, pelo contrario, está delicioso, sua receita é perfeita, talvez o tahine que uso nao seja o melhor, mas estou experimentando as marcas que tem aqui na minha cidade, muito obrigado pela receita, se tornou minha janta de todo dia. Na foto o meu é o de cima e o que compro fora é o de baixo.
Gente, minha beringela explodiu e meu babaganoush ficou com gosto bem amargo 🙁
É… Isso acontece Angela, quando a temperatura dentro da beringela ficou muito alta. Isso acontece mas nem muito. Se vc ta com medo que vai acontecer de novo, pode sempre dar algum furo, ou dois, mas eu não recomendo isso, pq ai vc vai perder o vapor que os líquidos da berinjela criaram pra vc. Esses líquidos são importantes para o processo do cozimento. Isso não acontece muito. Não fica preocupada. Sobre o sabor, tvz o vapor da beringela acabou, e vc nao conseguiu cozinhar muito bem a “carne” da beringela, e assim ela não cozinhou bem, e vc fico… Read more »
O Tahine eu mesma faço no processador com gergelim torrado no forno. Você acha melhor eu comprar?
Oi Renata. Eu nunca fiz Tahine em casa. Sempre comprei. Não consigo dar opinião. Fazer em casa, cada um controla o seu niver de amargor da Tahine. Eu pessoalmente prefiro comprar, pq é mais liso e sei o sabor. Eu gosto muito da Zeenny e Gardenia.
Gostei demais da forma tão completa e preocupada de colocar, de apresentar a receita do babaganouch. Gosto muito de beringela, ou berinjela, como vc tão bem apontou, demonstrando, além de tudo, preocupação com a língua escrita! Toda a apresentação da receita foi feita com muito esmero e responsabilidade! Parabéns! Vou tentar fazer, sim, com certeza!! Obrigada!
É normal a berinjela ficar com um certo gosto de fumaça? A minha não queimou, e ficou com a pele caramelizada, como na foto. O sabor não é de queimado, mas esfumaçado. Achei estranho, mas desconfio que seja por conta de ser assada direto na boca do fogão. Não sei se o sabor é esse mesmo, pq nunca comi essa iguaria antes.
Esse é o sabor mesmo. Vc assou corretamente. Parabens 😉
Obriigada!!! 😉
Olá Shlomi! Por um problema nos rins não posso comer nada de sal… que substituto recomenda ao Tahine, para fazer o Babaganush e outras delícias Sefaradies?
Oi Ariel. Primeira coisa, porque vc acha que o Tahine tá rica em Sódio? Na pagina da Jasmine, estou escrito por exemplo, que ele tem baixo teor de Sódio. https://www.jasminealimentos.com/produtos/integral/tahine-3/ Tahine tem 93 20mg por 15gr (colher de sopa). Aï pensei sobre pate de amêndoas, para substituir os gergelim, e descobre que eles tem mais que 4 vezes a mais – 93mg. Mas respondendo a sua pergunta, eu não conheço algum patê que substitui perfeitamente. Você pode sempre procurar alguma fruta seca (como gergelim, amendoas, nozes, castanhas), ver o seu teor de sódio e buscar alguma receita de patê. Pode… Read more »
Shlomi, muitissimo obrigado pela resposta e ter se dado ao trabalho de procurar um produto que possa utilizar. Aquele q eu tinha visto tinha muito sódio mesmo… já vou procurar esse que indicou!!! Todá Ravá!!!!
Por nada Ariel! Procura também as marcas Zeenny e Gardenia.
sugestão: utilizar um pouco de oleo de gergelim torrado ao invés do tahine.
Uma ideia bacana, mas nem 100%, né? Senão, fica amargo, certo?
Incrível, parabéns pelo site.
Infelizmente o único tahine que eu encontrei em Porto Alegre foi o da marca Istambul, vem em uma lata.
Fiz a receita é ficou maravilhoso, uma amiga da Bélgica que me indicou a receita.
Abraço
Muito obrigado Fernanda 🙂
Que demais é saber que pessoas na bélgica indicaram vc aqui 🙂
Vou compartilhar no stories 🙂
Minha mãe sempre usou a marca Istambul. Eu comprei a Zeenny e achei um pouco amarga . Comprei a Istambul e achei bem mais gostosa e passei a usá-la.
Essa é o tipo de receita que a gente lê e já quer largar tudo pra ir fazê-la! Parabéns pela ótima explicação.
Muito obrigado ALessandra. Estou aqui pra isso :))))))
Amei a receita do Babaganush!!!! A maneira como explica fica fácil de entender… Muito obrigada!
Bom dia!
Gostaria de saber com quantos dias de antecedência posso fazer o homus e babaganush?
Sempre compro o Tahini da Zenny ,mas só achei o Istambul será que vai ficar bom ?
Obrigada e parabéns pela página
Oi Cristina. Tudo bem? 🙂 Sim. Homus pode ficar 10 dias sem problema na geladeira, quando o Babaganush fica até 7 dias (depois eu acho que ele pode ficar mais amargo).
Pra mim, a única receita que Istanbul combina é o Babaganush. Para Homus eu recomendo de tentar de achar Zeenny, mas se não tem como, não tem problema a usar Istanbul. Vc não tem outro opção, né? 🙂 Boa sorte e manda fotos aqui para gente ver como deu pra vc 🙂
Eu prefiro o Istambul. Acho menos amargo. Vai ficar bom sim!!!
Adorei ! Ficou muito bom !
Shlomi! Parabéns pela receita do babaganush. Uma semana atras estava olhando algumas culinarias,quando mi deparei com este pate de berinjelas. Fiquei impressionada com a receita. Fora que dá água na boca só de olhar. Rs. Parabéns mesmo! Assim que eu fizer volto aqui.
Não posso esperar para ouvir os resultados, Paula! 🙂
Não sei se o blog ainda está ativo, mas fiz a receita agora e ficou MAGNÍFICA! Diminuí um pouco a quantidade de Tahini pq comecei uma dieta ontem (rs), mas ficou INCRÍVEL! POR FAVOR, continue com essas receitas maravilhosas! Já combinei de fazer Pita no final de semana para o banquete de comida israelense que faremos em casa!
Muito obrigado Paula. O blog t;a ativo sim 🙂 Me conta depois como foi o pão, e o que seus amigos achavam :)))
Sinto informar, mas a “cuisine” do babaganush não é israelense. Trata-se de um dos pratos mais tradicionais da culinária ÁRABE. Assim como a comida de rua “típica” de Israel, o falafel, que é também uma invenção árabe (entre outras coisas árabes que Israel costuma se apossar).
Felipe, é a mesma coisa como vc pode falar que feijoada não é brasileira, mas é africana. Sim, claro que o origin é arabe, mas vc ignora o fato que tem bastante judeus israelenses que imigraram de países árabes, e vc ignora o fato que israel faz parte do região de bastante países árabes, e vc ignora fusion cultural, e vc ignora o fato que árabes mesmo vivem no israel e responsável para o cultura e culinária.
Aqui não é um blog político. É um blog de comida. Só isso.
Eu fiz! Ficou muito bom! Receita do Mestre Shlomi!
Meu grande amigo Helio! Que demais de saber que deu certo pra vc! Abraços 🙂
Eu acho que matei o Babaganush.
Estava com vontade de experimentar, e olhei seu blog, mas fiz o tempero com alho frito e azeite, e meio limão Taiti Kkkkkkkk
Ficou tão gostoso, mas claro que não é a original
Dava pra sentir o sabor da beringela feita ao fogo. Muito mais gostoso.
Aqui na minha cidade não tem nem carne fresca. Agora imagina tahine. Só por encomenda mesmo.
Gostei do seu blog, vou sempre ficar de olho.
Preciosas dicas,obrigada por compartilhar!
Shlomi, fiz sua receita de babaganush e adorei! Nunca havia experimentado nada igual. É um dos melhores pratos que já comi na vida! Parabéns pela receita e grande abraço!!!
Uau!!! que demais de ouvir as suas palavras!
To feliz que vc adoro tão a minha receita!
Experimenta as outras 🙂
Grande abraço!
Shlomi
Muito obrigada Shlomi, ajudou bastante! Ficou bem gostoso =D
Por nada. Divirta se Yuri!!! :))))
Oi, voltei. Outra dúvida, vc disse que um bom babaganush é com pouca semente, então posso retirar as sementes antes de amassar a berinjela?
Obrigada
Deve! 🙂 É mais facil, mas possivel tb depois que amassou. Eu normalmente tiro os sementes usando garfo quando eu tiro a carne da berinjela para o recipiente, mas depois, quando eu amasso e eu vejo pedaços/grupos grandes das sementes, eu tiro eles tb. Como eu faço isso? Quando eu abro a berinjela, ao em vez de usar colher para tirar a carne, eu uso um garfo pequeno, e uso ele como pente. Eu passo o garfo onde eu vejo muito sementes, e depois que limpei a quantidade que eu gosto, eu pego colher, tiro e passo tudo para a… Read more »
Oi tudo bem?
Estou fazendo sua receita e fiquei com algumas dúvidas: posso fazer a mistura mesmo com a berinjela estando quente? É que consegui descasca-las ainda quentes ou é melhor mesmo esperar elas esfriarem com a casca e só depois descascar? A água que ela solta, vi num outro comentário que não é bom acrescentar pq deixa amargo, mas eu preciso espreme-las p tirar toda a água?
Obrigada
Otimas perguntas Yuri!
1. Sim – pode misturar quando a berinjela tá quente. Alguns falam que quente faz mal para o tahine, mas nunca vi diferença significativa.
2. Não tem diferença aqui tb. Tudo dependente dos seus maos de cozinheiro 😉
3. Depois de várias vezes que fiz essa receita, eu deixo toda a “água”. Ela que dar o sabor amargo caracterizado bom da receita. Pode jogar fora a água e pode mexer sem elas se vc não gosta o sabor amargo, mas assim o babaganush vai ficar mais consistente …
Olá Shlomi! Gostaria de saber a receita do Matzá de frigideira que o Edye Izaias escreveu nos comentários. Ele colocou uma foto do processo, mas não deixou a receita. Será que você sabe como fazê-lo!?
Aiiiii Carolina…. Não tenho. Acho que vou entrar em contato com ele para ver se ele compartilha conosco a receita, aí vou voltar pra vc com a sua resposta! Abraço!
Ahhhh eu mesma fiz o Tahine conforme o Edye Izaias comentou! Estou no interior e tinha apenas o Tahine Istambul, como vc havia dito que o melhor é o Zeeny, resolvi eu mesma fazer. E deu super certo!!!:)
Serio? Então preciso experimentar tb! 🙂 Obrigado Carolina por compartilhar!
Shlomi!!!!!! É simplesmente maravilhosa essa receita,ontem eu e meu marido comemos muitoooo! Ficou magnífico!!!! E é muito simples de fazer!!! Muitíssimo obrigada pela receita!!!!! Parabéns!!!!!
Muito Obrigado Carolina!!!! Que demais de ouvir as suas palavras. Obrigado! <3
Olá Shlomi!
Conheci seu blog a pouco tempo e virei fã! Já fiz esse babaganush várias vezes e é simplesmente FANTÁSTICO! O sabor do defumado é incrível e fez o maior sucesso! .
Pra galera do Rio que está procurando o tahine Zeenny, encontra fácil na Casa Pedro. Fiz também o pão sírio do livro que voce indica.
Muito obrigada!
Uau Isolda, valeu pelo seu feedback 🙂 Tó feliz que todo dar certo por vc. Quando puder sente livre de compartilhar conosco fotos dos seus criaçoes 🙂
Um abraço 🙂
Olá
Adorei a receita, eu assava a beringela no fogão, mas não tinha certeza de estar fazendo certo. Quando li seu post fiquei feliz. Nosso almoço do Dia dos Pais será árabe, tomara que fique bom!! vou fazer o tahine também.
Que maravilha Maristela! Volta sempre pra cá.
Um abraço, pra vc e seu marido 🙂
Boa tarde!
Gostaria de saber se posso assar as berinjelas na churrasqueira?
E, pretendo fazer para um aniversário com umas 20 pessoas. Quantas berinjelas usar?
Aguardo retorno.
Obrigada!
Vanessa
Shlomi!
Estava na internet buscando uma receita para este prato. Achei as primeiras receitas que para mim pareciam muito insossas ou sem graça. O que eu sempre amei no babaganush foi o sabor da berinjela defumada e queria recriar isto em casa. Não sou cozinheiro profissional, mas gosto de cozinhar para minha família.
Quando vi sua receita no seu blog não tive dúvida!!
Acabei de fazer pela primeira vez e ficou simplesmente SENSACIONAL!!!!!
Muito obrigado por compartilhar esta receita maravilhosa!
Christian
Christian, que totalmente demais!!! Resposta como de vc é o razão que eu faço tudo isso. Obrigado por tudo e to feliz que deu certo demais pra vc.
Compartilhe conosco fotos da sua criaçào, quando poder 🙂
Um grande abraço. Shlomi.
Amei seu blog! Ontem fui num restaurante árabe e, pela primeira vez, experimentei babaganush, homus etc… gostei de tudo! Amei seu blog! Você é super atencioso e responde todas as dúvidas! Pois agora vou tentar reproduzir alguma coisa em casa! 🙂 Obrigada por compartilhar suas receitas!
Que demais Ana!!! Muito obrigado por suas palavras.
Qualquer problema To aqui para te ajudar. Deixa comentário e vou te responder e tb dar olhada nas comentários. Tvz já estava com a sua mesma dúvida 🙂
Um abraço grande e estou feliz que vc chegou para o meu blog.
Shlomi.
Meu caro Shlomi, vou preparar sua receita para uma festa. Então terei que fazer uma quantidade maior. Umas 7 ou 8 berinjelas. Minha dúvida é: Como a sua receita é com duas berinjelas, multiplico a quantidade dos outros ingredientes por 4 também? (4 limões, 200g de tahine?). Outra dúvida: não vai cominho no seu babaganush? Abraços!
Oi Cacá. O seu comentario entrou no spam e vi seu mensagem agora só. Então no caso de babaganush (e como homus tb) os proporcoes quase não mudam.
Não como no caso da Shakshuka por exemplo. La quando vc aumenta os numeros dos ovos, vc não aumenta no mesmo relação o numero dos tomates.
Eu compraria todos os ingredientes, adicionar pelo menos 85% do limão, alho e sal, e analisa sé eu gosto o resultado, e se precisar adicionar.
Lembra que cada beringela diferente da outra. Ela influenciada pela a estação do ano, tamanho e maturidade.
Olha, vou te dizer uma coisa, acabei de conhecer o site e estou maravilhada! Sou apaixonada por receitas do Oriente Médio, do Mediterrâneo. Fico às voltas tentando traduzir as receitas de Yotam Ottolenghi no site dele, pois só tenho 1 livro (Jerusalém), mas seu site é riquíssimo! Parabéns!
Utilizo o tahine da Bioporã, mas às vezes, quando quero um pouquinho mais “doce”, utilizo uma pasta que eles fazem chamada Cajuhine (caju e gergelim), é ótima também!
Continue publicando para nós! A cozinha israelense é linda, emocionante!
Demais obrigado Emilise!!!!! Que show é de receber comentario como seu!
A primeira vez que to ouvindo sobre Cajuhine. Vou procurar. Com certeza deve ser maravilhosa!
Tenho o livro Jerusalem. Lindo né? Mas ele ta muito orientado por a gastronomia arabe tradicional da Jerusalem. O resto do pais tem outras coisas, e com musica diferente. Mais leve 🙂
Grande abraço e continua visitar. Quero ouvir todos os seus opinioes sobre as minhas receitas. Positivas e Negativas!
Shlomi
Estou visitando pela primeira vez e fiquei apaixonada pelas receitas, você consegue ser claro e objetivo. Parabéns e muito sucesso na sua jornada…abraços.
Eu faço na chapa de ferro e fica maravilhosa, além de não sujar o fogão. Quem me deu a dica foi uma libanesa.
Olá, boa tarde!
A primeira vez que fiz ficou simplesmente maravilhoso, mas ontem fui fazer de novo e ficou ruim….. um gosto muito amargo. O que posso ter feito de errado? 🙁
Obrigada e obrigada pelas receitas
Oi Roberta. Tudo bem?
Então – tem algumas razoes por isso:
1. Beringelas simplesmente amargas. A forma da beringela, o maturidade e tamanho impacta muito o sabor.
2. Na primeira vez você colocou todos os liquidos (caldo) da Berinjela dentro da babaganush, e agora talvez vc assou muito a beringela até ela secou e perdeu todos os liquidos dela? Da minha experiencia os liquidos adicionam sabor amargo, mas por algum razão fazem o babaganush mais saboroso, e dai menus amargo. Como? não sei 🙂
Faz sentido todo que escreve?
oi Shlomi!!
finalmente achei receita no babaganush no seu site!
vou persistir no garfo – estava usando o liquidificador, começa a soltar muita agua e perde o gosto da berinjela.
logo vou estar fazendo de novo!
obrigado!!!
abraço
Massa
Eu sei Masahiro. Tudo mundo não acredita – usando garfo só? Sim. Liquidificador tira o gosto tudo. É um crime contra o babaganush!
Experimenta com garfo e volta pra ca e me conta como foi. Ou seja melhor, volta com as fotos! 🙂 Boa sorte e um abraço! 🙂
Shlomi.
Shlomi 😮 … que ótimo encontrar sua receita do babaganush!
quando a Paola falou na Masterchef que aquele era o melhor babaganush
que ela já tinha comido, eu fiquei maluca para experimentar também.
agora nem acredito que posso fazer em casa.
Obrigada. você com certeza é um ótimo cozinheiro.
Olha Michele. Você poderá me agradecer só depois que vc vai experimentar a receita!
Experimenta e volta com impressões, e até com fotos 😉
Olá, Shlomi. Parabéns pelo blog! Não gosto do sabor defumado então gostaria de saber como faço para assar as berinjelas no forno. Obrigada!
Oi Tania. Como você esta? Obrigado pelo as suas palavras 🙂 Você pode embrulhar cada berinjela com papel de alumínio, e colocar em forno aquecido para 200-225 graus. Testa depois de uma hora como elas estão. Tenta sentir se elas ficaram moles. Elas precisam ser moles para ser considerados prontos. Sé não continua assar e testar cada 30-60 minutos. Difícil de falar pra vc quanto tempo isso vai demorar. Isso dependente da berinjelas. Eu sei dizer que uma vez demoraram pra mim as berinjelas 4 horas ate elas ficaram prontas. Boa sorte, e estou aqui para qualquer duvida. Um abraço… Read more »
Olá, muito bom seu blog, adoro babaganush e vou tentar fazer esta semana. Vi que você prefere o Tahine da marca Zeeny, vi no Pão de Açúcar que tem uma outra marca que é quase o mesmo preço da Zeeny, mas vem o dobro de Tahine, a marca é Istambul, vc conhece? Obrigada
Muito obrigado pelo seus elogios querida Carla. Por isso eu dar tudo este trabalho. Para fazer os seguidores do Blog feliz 🙂 Sobre a Marca do Tahine. Infelizmente e assim mesmo. Conheço a marca Istanbul e não gosta ela totalmente. Isso o pior Tahine em Brasil. Isso porque custa menos. A qualidade importa muito no resultado final. Primeiramente o tahine do Istanbul e muito amargo, textura não homogenea, e mais ainda o embalagem problematico. Uma lata de conserva. Depois que abriu ela, como vc vai fechar se vc não vai terminar tudo? Você mora em São Paulo? Sé sim vc… Read more »
Para mim essa e a melhor culinaria do mundo!! Amo tudo! Obrigada pela receita.
Obrigado você Gisele! 🙂
Essa medida de 1/4 copo de tahine, seria equivalente a quantas colheres de sopa? Obrigado!
Oi Carlos. 1/4 copo e 50ml. Então acho que colher mesa e 15ml, dai 3.5 colheres será bons.
O babaganush quando feito, pode ser consumido dia depois ou tem que ser de imediato?
Desculpa por demora com responder pra você Edson! 🙂
Sim. O babaganush pode ficar (ate melhor) 7-10 dias na geladeira. Eu prefiro fazer o babaganush 1 dia antes de consumir ele. Ele melhor consumir frio.
Só tenho a agradecer ao Shlomi por postar a receita do babaganush. Minha noiva (a Adriana que publicou acima) fez e ficou simplesmente delicioso! Certamente experimentarei outras receitas deste blog!
Obrigado Guilherme. Eu que agradeço de vocês. Gosto muito de vocês e vou adorar de te ajudar vocês em qual quer problema ou pergunta relacionada as outras receitas.
Grande abraço!
Simplesmente divino!!!
Servi de entrada na ceia de reveillon para a minha família e a resposta foi que todos pediram a receit
Obrigada por ter pulicado a receita.
Parabéns, nota mil!!
Que bom Adriana que vc gostou, e que o melhor que vc preparou e amo! Agradeço e to bastante feliz que a sua familia toda adorou e pediu a receita 🙂 🙂 🙂
Um grande abraço, e feliz ano novo!!
OLÁ, BERINJELA PODE SER ESCRITO COM G MAS SOMENTE EM PORTUGAL, AQUI NO BRASIL É COM J.
OUTRA COISA QUE FICA DELICIOSA É BERINJELA ASSADA NA BRASA, DEPOIS DE FAZER UM CHURRASCO CORTE AS BERIJELAS AO MEIO E PONHA COM A CASCA PARA BAIXO… UMA DELÍCIA.
Ae cara.. Vou te dar uma dica dá hora.. kkkk
Quando eu faço, eu pego a beringela recém tostada e coloco dentro de uma bacia de água gelada imediatamente…
Fica muito fácil de descascar.. Sai facinho…
Boa cara. Adorei!
Mas com nessa tecnica vc não perca a textura marron que tem baixo da casca quando vc descasca? A agua não “lava” o marronzinho? Sabe o que eu diz?
Gostaria muito de ficar recebendo notícias desse maravilhoso blog,seria possível?
Muito obrigado.
Shalom!
Oi Israel. Obrigado pelo seu elogio.
Na coluna direita do site, em baixo da minha foto, tem lugar a onde você pode cadastrar seu email, para receber as noticias.
Tambem você pode me seguir na instagram http://www.instagr.am/saboresdeisrael.
Obrigadão!! 🙂
Olá, Shlomi, voltei para ver sua receita de berinjela defumada, confesso que amo esse prato. Mas por sua inspiração hoje vou fazer Homus para acompanhar matzá de frigideira, uma adaptação minha usando a técnica do pão indiano chapati. Vou fazer eu mesmo o Tahine com gergelim com casca, para dar um toque amargo ao Tahine. Parece ser loucura, mas eu gosto de produzir ingredientes, normalmente ficam melhores do que os comprados. Forte abraço.
Opa Edye. Desculpa pelo não responder ate agora.
Quero ver as fotos. Pode colocar aqui no comentarios! Você me deixou interesado 🙂
Um abração!
Boa tarde, Shlomi, humildemente te apresento meu Tahine homemade. Usei duas xícaras de gergelim cru (sesame) com casca, como disse antes, faço com casca por causa do sabor médio amargo que dá um toque especial tanto à berinjela defumada quanto ao grão de bico (chickpea) e para adicionar mais fibras. Aos que não gostam do sabor amargo, sugiro o uso do gergelim descascado. Custo muito baixo, porque 2 xícaras de sementes renderam 250 gr de Tahine aprox. Pago cerca de R$ 8 a R$10 o quilo na zona cerealista de São Paulo. Posso discursar sobre a vantagem de fazer em… Read more »
Oi Edye. Desculpa pelo a demora com a minha resposta.
E maravilhosa sua foto!! Parece bem homogeneo. Pode compartilhar comigo o processo?
Obrigado e ótima semana pra nos!
Bom dia Shlomi, Segue a receita, 2 xícaras de gergelim, cru ou levemente tostado, a critério. Eu prefiro cru. 2 colheres de sopa de óleo de gergelim ou de girassol. Processe no blender (liquidificador) por aprox. 15 min. É bom um blender de 450 a 500W para não danificar o aparelho. Requer paciência e uma espátula para, nos primeiros minutos, ajudar a misturar, use o “pulse e somente mexa com o aparelho desligado para evitar risco de contaminação com o silicone da espátula. Dê preferência ao gergelim sem casca na primeira vez, lembrando-se que com a casca o Tahine vai… Read more »
Olá gostei das receitas porque você é um autentico israelense ou seja sua comida é autentica tambem, gostaria de receita ou dicas para fazer o pão tipico que vocês comem, seria um pita bread? como posso fazer em casa sem precisar ter aquele forno que sai uma chama enorme? Obrigado e um grande abraço.
Oi Marcio. Obrigado. Para fazer pão pita, tem duas tecnicas. 1 usar forno, e outra- frigideira/panela de ponta cabeça. Em breve vou escrever uma receita, mas ainda vou colocar pra vc algumas links em ingles que gosto e exprementei mesmo: 1. Como fazer na frigideira/chapa/panela de ponta cabeça – http://deliciousshots.blogspot.de/2013/01/homemade-pita-bread.html 2. A mesma receita, mas agora com video em HEBRAICO!! 🙂 Mas pelo menos vc poderia assistir a tecnica do chefe. Essa mesma tecnica que usei na minha prova da avental. Provavelmente deu certo 🙂 https://www.youtube.com/watch?v=j2U7yITFvyo Eu prefiro de usar o forno. Ele e mais pratico e facil. Os pitot… Read more »
Oi, Shlomi! Fiz seu babaganush hoje, segui tudo como vc ensina, e ficou otimo, maravilhoso, espetacular! Vi voce no masterchef, parabéns! Continue sempre!
Obrigado Celi. To feliz que o Babaganush deu certo pra vocé. Qualquer outra duvida to aqui, ta? Um abraço, e continua cozinhar! Uma das melhores terapias que eu conheço 🙂
onde eu compro o tehine?
Oi Julio, e obrigado pela essa pergunta boa! Eu moro em São Paulo. Sei falar só sobre ela. Aqui vocé poder achar em marcados grandes (normalmente Pão de açucar tem Tahine), mas para economizar eu compro na loja do importador mesmo – http://www.maxifour.com.br. Ele tem 2 lojas. Uma em Bras, e outra na Moema. La 1 quilo custa R$41. Na extra 250 gramas custa R$23. E muito caro….. Por favor, não compra nenhuma outra marca! Experimentei quase todas delas, e nenhuma e igual Zeenny. A maioria estão com textura não homogenea e sabor amargo. O tahine influencia muito o sabor… Read more »
שלומי, כפרה עליך!!! אתה מחזיר לפי ולליבי טעמים שכל כך אהובים עליי!
אתה מוכר מהמאכלים שלך? אם כן ואם זה בסאו פאולו, יש לך לקוחה!!!
אירית
אלפי תודות אירית. אני בהחלט מתעד לפתוח חברה. זהו אחד מהיעדים הקרובים שלי.
מודה לך מאוד, והישארי רשומה לבלוג. אני הולך לכתוב עוד המון מתכונים לאתר, שיחזירו אותך לעבר בטוח!
חיבוק גדול. שלומי.
Boa dica em relação ao peso da beringela!
Umas das coisas que meu pai me ensinou. Você nunca pensa sobre isso até alguém conta isso pra vc, e dai isso faz muito sentido.
adorei a receita e ja repassei para outras pessoas que adoraram tbe
Opa Noeli! Que legal de ver o seu prato! Obrigado por compartilhar. Muito Bonito viu?
Olá Shelomi!
Como fazer para especionar a berinjela, no caso defazer grelhada direto na boca do fogão, considerando que, mesmo não havendo furos, poderá ter bicho? Como fica na questão de kashrut ?
Oi Jacob. Ma Nishma? 🙂
Não sei as regras do kasher em questão desse situação. Posse tentar perguntar pra vc. Quer?
Shalom Sh’lomi! Ani beseder, todá!
Realmente tenho dificuldade. Faço a espesificação ao meu modo, olhando se tem furos´e, após assado abro com cuidado e dou umas boa olhada, se encontro algo suspeito dispenso a berinjela, mas queria saber algo mais tecnico. Se conseguir ver para mim, ficaria grato
Amei suas receitas! já experimentamos algumas, surpreeendentemente deliciosas!!! Adoro refinar sabores!!! Parabéns!!!
UAU! Que demais Jandira! Obrigado por voltar e compartilhar comigo a sua expiriença e elogios. São muito importantes por mim. Muito obrigado Já!