Vou compartilhar com vocês alguns segredos que vão turbinar o seu homus.

1. Deixe os grãos de bico no caldo com legumes

Caldo de grão de bico com legumes

Um post que coloquei no grupo no facebook Ogros Veganos, que foi curtido muito pelos membros e que agora eu compartilho com vocês. 🙂

Para melhores resultados, deixe os grãos de bico à noite no caldo com vegetais (cenoura, cebola, coentro, batata: legumes tipo raiz) e no dia seguinte cozinhe todos juntos. Isso vai dar outro sabor para o seus Homus.

O que é o Homus? Homus nada mais é que um purê de legumes (que em nosso caso é de Grão de bico, alho, limão, alho e tahine).

O sabor que recebemos no final do preparo do Homus é resultante da qualidade e do tipo dos ingredientes que cozinhamos juntos. Pensem:  o que poderia dar errado ao adicionarmos à receita mais legumes? Só trazer melhores resultados e sabores para a receita.

Então, deixe os grãos à noite com legumes (depois de ter lavado os grãos várias vezes e garantir que eles estão limpos, e também com o bicarbonato do sódio) e, no dia seguinte, cozinhe-os  junto com os legumes, sem as ervas.

Essa dica eu aprendi com o meu grande mestre The Original Abu Shookry  - מר חומוס que, na famosa receita de Homus dele, ensina a adicionar legumes.

2. Saber escolher os grãos

No Brasil são vendidos 2 tipos principais de grão - de 12 milímetros e 8 milímetros.

Eu uso o 12mm para sopas e do 8mm para Homus. Por que? O de 12mm, que é muito comum de encontrar em mercados, tem casca mais grossa, sabor menos concentrado e é mais aguado. É bem gostoso de morder, mas para o preparo do Homus eu prefiro o de 8mm, que tem menos água, sabor mais concentrado e textura lisa que ajuda a fazer Homus mais cremoso. Além disso, o de 8mm é muito mais barato e isso é mais uma razão bacana para a gente, né? :)))

É bem difícil de encontrar o de 8mm nos supermercados. É preciso ir até a zona cerealista para comprá-lo. Eu normalmente vou a cada 6 meses, compro 1 ou 2 sacos de 5 quilos (sai bem barato, +- R$ 20 por 5 quilos) e uso sem medo de ficar com os grãos por bastante tempo. O grão pode durar 2 anos sem problema, se ele estiver armazenado em lugar bem seco e escuro 🙂

Grãos de 12mm e de 8mm

Agora quero falar sobre uma coisa bem chata. Os bichos de trigo que ficam dentro dos grãos.

Sim.  Pode acontecer de você receber pacote de grão de bico, com grãos furados e insetos no fundo da embalagem. Isso é comum e bem chatíssimo. Ninguém fala sobre isso e você não sabe o que fazer quando isso acontece.

Eles não vão fazer mal mas melhor é removê-los todos e lembrar onde os grãos foram comprados, porque más condições de armazenagem são responsáveis por isso.

3. Usar Tahine de boa qualidade

Tahine

A única e a melhor - Zeenny!

Como já contei na receita do Homus, um bom homus depende muito da qualidade dos seus grãos, mas também muito da qualidade do Tahine. O melhor Tahine no Brasil, na minha humilde opinião, é Zeenny. Ele é feito de gergelins normais levemente torrados e assim você recebe tahine suave, rico em sabor, não amargo e tão gostoso que pode ser comido de colher!

Tem mais dicas? Deixe nos comentários!